• 55 11 5042-7400
  • 55 11 5093-7847

II Encontro Brasileiro de Regulação do Setor Elétrico

07 e 08 de Abril - São Paulo

SOBRE O FÓRUM

O setor energético brasileiro enfrenta grandes desafios: desequilíbrio entre oferta e demanda, altos custos de geração térmica e instabilidade regulatória. O paradoxo desenhado é que, enquanto os consumidores são penalizados com os altos custos da energia elétrica, as concessionárias de distribuição lutam para honrarem seus compromissos financeiros e geradores sofrem com o MRE. Mesmo os geradores térmicos sinalizam dificuldades operacionais por conta do despacho ininterrupto de suas usinas.

Entender a visão do governo quanto à problemática apresentada e debater como o mercado vê o rumo do planejamento nacional é a proposta do Encontro, que contará com a presença de representantes do poder público e privado, além do diretor executivo do setor de Energia Elétrica da Universidade de Harvard, o professor Ashley Brown – um dos maiores especialistas do mundo no setor elétrico, para compartilhar um pouco de sua experiência.

Dentro deste contexto, a consultoria LMDM e a HIRIA realizarão em abril de 2015, na cidade de São Paulo, o II Encontro Brasileiro de Regulação do Setor Elétrico, cuja proposta é debater em dois dias os principais pontos referentes ao modelo institucional do setor elétrico, à segurança energética, à segurança jurídica e ao retorno financeiro ao investidor.

Hiria e LMDM


Benefícios em Participar

  • Networking com os principais executivos do setor elétrico nacional
  • Entendimento do contexto regulatório na visão das concessionárias, do concedente e do consumidor
  • Entendimento dos principais pontos de atenção para o setor elétrico na próxima década
  • Discussão de temas como "estratégia regulatória", os efeitos da MP 579 para as geradoras de energia e a renovação das concessões de distribuição
  • Único fórum nacional de debate sobre regulação econômica do setor elétrico, incluindo o trade-off "segurança energética x modicidade tarifária"

Eixos temáticos

  • Governo, Concessionária e Consumidor: visões e preocupações regulatórias

    Visão geral do setor elétrico: a crise de abastecimento, o preço para o consumidor final, a segurança energética e os principais desafios que cada parte (concessionária, governo e consumidor) tem enfrentado nos últimos anos.

  • Renovação das concessões de distribuição de energia

    Como está sendo conduzido o processo de renovação das concessões de distribuição? Há risco de não-renovação dos concessionários – seja por decisão própria, seja por decisão do poder concedente? Quais serão os parâmetros de renovação? Quais serão os ajustes aos contratos de concessão? Em caso de não-renovação, qual o valor a ser indenizado?

  • Operação do sistema elétrico: a segurança energética em uma matriz hidro-térmo-eólica

    Como operar o sistema com a intermitência da fonte eólica, cada vez mais representativa na matriz elétrica? Qual o impacto nas modelagens do despacho hidro-térmico? Qual a previsão de participação da fonte eólica para os próximos anos, e a qual preço? A fonte continuará sendo competitiva? Como os outros países do mundo estão lidando com a operação de uma matriz com participação cada vez maior da fonte eólica?

  • O futuro do setor elétrico: como garantir um mercado seguro e estável ao investidor e ao consumidor

    Como países desenvolvidos enfrentaram o desafio de garantir a contínua expansão do parque gerador? Como o Brasil enfrentará este mesmo desafio, principalmente após a revisão das garantias físicas atuais? Como garantir ao investidor um retorno adequado, principalmente quando a discussão de um mercado 100% livre ganha força? Quais os fatores responsáveis pelos reajustes percebidos em 2014 e 2015, e como evitar que estes patamares se repitam nos próximos anos? Como o planejamento da transmissão e da geração podem contribuir com a segurança energética nacional?

  • A vida pós-579: o processo de Revisão Tarifária das usinas renovadas e a indenização dos ativos

    O valor da indenização pago às usinas foi justo? Como está sendo feito o trabalho de levantamento dos ativos ainda não indenizados (pós-PB)? No caso de quem renovou, como será realizado o processo de Revisão Tarifária? O modelo regulatório atual comporta uma tarifa regulada para os geradores? Como conduzir o processo de licitação das próximas usinas não-renovadas? O cálculo do valor de O&M para as usinas cotistas é suficiente para operá-las?

  • Estratégia Regulatória: como ter sucesso em um ambiente regulado?

    Como uma distribuidora de energia pode lucrar, usando as regras vigentes a seu favor – principalmente em um cenário de esmagamento da Parcela B? Qual a melhor estratégia de redução de perdas, de melhoria da qualidade, de planejamento dos investimentos e de melhoria operacional para garantir ao negócio um retorno adequado, considerando o risco associado?

  • Grandes reservatórios: solução ou problema?

    Há espaço para usinas com grandes reservatórios no país? Caso negativo, por quê? Caso positivo, o que tem faltado para novos empreendimentos se tornarem concretos? É fato que as usinas com reservatório perderão representatividade na matriz nacional ao longo do tempo? Qual a alternativa renovável segura e não intermitente que poderia substituir os reservatórios?

  • Modelo institucional e segurança jurídica: análise da atual situação do setor elétrico

    Análise do setor elétrico nos últimos anos, sob a ótica jurídica: a renovação dos contratos, as audiências públicas, a independência da ANEEL, intervenções administrativas, os atrasos nas obras e as respectivas responsabilidades, o MRE, o PLD, a resolução CNPE 03.

  • Projeções do preço da energia elétrica nos mercados livre e regulado

    Qual será a evolução dos preços dos geradores e dos distribuidores ao longo do ano de 2015 e 2016? Quais os fatores que explicam a explosão dos preços?

SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO

Download PDF

CONTATOS


PARA SE INSCREVER

Juliana Lima
juliana.lima@hiria.com.br
+55 11 5042-7400

PARA PATROCINAR O FÓRUM

Gisele Rocha
gisele.rocha@hiria.com.br
+55 11 5042-7400

QUEM ESTARÁ PRESENTE
ÁREA


  • Geradoras de Energia Elétrica
  • Transmissoras de Energia Elétrica
  • Distribuidoras de Energia Elétrica
  • Especialistas Jurídicos
  • Investidores e indústria financeira